Flávio Bolsonaro quer aumentar pena por furto de celular

 人参与 | 时间:2024-04-30 00:01:59

A proposta prevê que a punição passe dos atuais dois anos para até oito anos de prisão, em caso de furto

  • Redação O Antagonista
Brasil Áudio da notícia Salvar Favoritos Adicionado com sucesso. Receba nossa Newsletter

Ao clicar em "OK", você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ, foto), filho do ex-presidente da República Jair Bolsonaro, apresentou um projeto de lei para aumentar a pena pelos crimes de roubo e furto de aparelhos celulares.

A proposta prevê que a punição passe dos atuais dois anos para até oito anos de prisão, em caso de furto. Na hipótese de roubo, a pena terá acréscimo de um terço até a metade do tempo, totalizando até 12 anos de reclusão, com início do cumprimento em regime fechado.

O PL 6.131/2023 altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/1940), que passa a prever como roubo a subtração do celular mediante fraude e abuso de confiança ou quando o criminoso obrigar a vítima a entregar o aparelho. Aproposição ainda não foi distribuída para as comissões.

O parlamentar afirma que boa parte da população brasileira não frequenta mais bancos e faz movimentações financeiras por meio de aparelhos celulares, devido à rápida evolução tecnológica.

Ele diz ainda que a nova realidade facilitou a ação de criminosos, que passaram a assaltar o “banco na mão da pessoa”. Para ele, a legislação penal precisa evoluir para que esse tipo de prática criminosa, que muitas vezes resulta em violência e até morte, tenha punição mais severa.

“Essa modalidade de crime aumentou exponencialmente em todo o país, seja mediante o ardil ou fraude empregado contra as vítimas para cederem o uso de seus aparelhos celulares, seja mediante o emprego de violência que culmine com a obrigação da vítima entregar seu telefone aos criminosos, os quais passam a efetuar operações bancárias e podem, inclusive, esvaziar completamente as contas bancárias das vítimas”,afirma o senador na justificativa do projeto de lei.

O autor ressalta que, atualmente, a pena mínima de roubo é de quatro anos e permite, na prática, que o autor do delito responda ao processo em liberdade. A intenção, segundo ele, é permitir aos magistrados aplicarem a lei de modo mais severo, mantendo o ladrão preso por mais tempo.

Saiba mais: Flávio Bolsonaro compra mansão em Brasília

Notícias Relacionadas Flávio Bolsonaro quer aumentar pena por furto de celular

Flávio Bolsonaro quer aumentar pena por furto de celular

Exército tem três suspeitos de envolvimento no furto de armas

Exército tem três suspeitos de envolvimento no furto de armas

Crusoé: “Segunda chance para o Pelourinho”

Crusoé: “Segunda chance para o Pelourinho”

Em destaque:furtos

Mais notícias

Anterior:Trump vai recorrer de decisão que o tirou das primárias no Maine Comentários Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Caso aprovado, seu comentário será publicado em até 4 minutos. Ler comentários Comentar é exclusividade para assinantes.
Assine O Antagonista+ Crusoé e acesse todos os recursos.